segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Plano de Conclusao de Cruso Proinfo







Escola: Município: Cólegio Estadual Romário Martins
UF: PR
Data: Duração: Turma: 06/10 – 20/06- 27/10 – 03/11 – 10/11 e mais 20 horas do projeto
Professora: Solange Barreira
Tema da Aula: Leitura de Imagem
Objetivos:
Desenvolver nos alunos a reflexão, criatividade, senso crítico e a interpretação através das leituras de imagens como telas de pintores Impressionista.
Analise linguagens verbal e não verbal.
Conhecer e identificar obras de artistas;
Despertar o interesse pela apreciação e pelo fazer arte;
Promover o conhecimento das técnicas culturais.



Conteúdos:
Impressionismo – selecionar um artista desta escola literário,detalhar as características deste movimento e selecionar algumas de suas obras - que mais o impressionou.

Metodologia:
1° aula - explicar o que é, como se faz a leitura de imagem e quais as etapas(em sala de aula);
2° aula – selecionar duas obras de arte do artista em evidência e fazer oralmente a leitura, fazendo-o pensar em todos os detalhes da obra. Esta atividade realiza-se em sala de aula com o professor. Obras selecionadas: Renoir - Elizabeth e Alice (Rosa e Azul), Baile Bougival e Menina com espiga/flores.
3° aula – Laboratório de informática – fazer a pesquisa da vida do artista, de suas obras e fazer as anotações importante ;
4° aula - selecionar as obras que mais chamaram a atenção e salvá-las no Broffice-impress para a apresentação;
5° aula – Utilizando a TV, apresentar as obras para a turma e para a conclusão elaboração de uma poesia/música ou um texto sobre a obra/artista analisada.


Recursos didáticos utilizados:
laboratório de Informática
Broffice-apresentação
TV em sala de aula.

Avaliação:
Participação dos alunos em todo o desenvolvimento da atividade;
Apresentação propriamente dita através do slide:
Oralidade


________________


Sobre a tela As meninas de Rosa e Azul de Renoir -

O quadro "As Meninas Cahen d'Anvers" (conhecido como "Rosa e Azul"), pintado por Renoir em 1881 foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers, pai das meninas que aparecem no quadro - Alice e Elisabeth Cahen d'Anvers. A família do banqueiro não gostou do resultado e o quadro ficou esquecido, escondido em um lugar qualquer obscuro da casa e só muitos anos depois foi redescoberto. A obra pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde que foi adquirida por Assis Chateaubriand (fundador do Museu). Este quadro tem sido fonte de muita inspiração para o público e para outros pintores.

"Renoir, pintando Rosa e Azul, mostra na vibração da superfície e das cores vivas que compõem os vestidos das meninas toda a vivacidade e a graça instintivamente feminina que se esconde atrás da convenção da pose, todo o frescor e a candura da infância. As meninas quase se materializam diante de observador, a de azul com o seu ar vaidoso e a de rosa com um certo enfado, quase beirando as lágrimas." (Texto junto ao quadro - MASP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário